quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SAL NOEL TILDA - SEGUNDO OBJETIVO

Olá Fãs Tildas,
Como estão os preparativos para o Natal? Muito trabalho? Muita correria? Hoje recebi um e-mail e este dizia: faltam 31 dias para o Natal! Uau! E tanto por fazer! Será que vai dar tempo para tudo? Eu sei que não sou a única que gostaria de esticar o tempo um pouquinho, mas nesta época do ano, eu gostaria, sim, de dobrar cada hora, pode? Ah! Neste Sal não teremos "slide show", fiquei triste, mas ele foi descontinuado e não consegui um substituto a altura. A todas que apresentaram o primeiro objetivo, P A R A B É N S!!! As que ainda não o fizeram, corram, "bora fazer", ainda dá tempo (olha ele aí de novo), estou aguardando. Então, vestindo o Noel.
No nosso segundo objetivo o Noel ficará assim:

CALÇA:
Com o tecido dobrado, copiamos o molde para o tecido, duas vezes.
Recortamos deixando uma margem de costura de 1cm. Abrimos, colocamos uma parte sobre a outra e costuramos o gancho da calça.
Depois abrimos bem estas costuras ( passando o ferro ou o vincador) e damos uns pequenos piques com a tesoura na parte da curva do gancho, ajuda a assentar melhor o tecido, não fica repuxando depois no corpo.
Costuramos as pernas. Para a emenda do gancho ficar bem certinha, eu costuro primeiro uma perna, no sentido do gancho para a barra e depois a outra ( normalmente a máquina "puxa" o tecido de cima diferente do tecido de baixo, pouca coisa, mas acontece, e pode fazer desencontrar a costura bem no centro). Depois de costurarmos, abrimos as costuras, viramos para o direito e vincamos a barra e a cintura.
Na marca, fazemos uma costura para franzir e viramos para dentro a bainha, ajustando a calça às pernas, podemos fixar com uns pequenos pontinhos na altura que julgarmos melhor.
 Repetimos o mesmo procedimento na cintura e  costuramos para a calça não cair.



CASACO:
 Dobramos o tecido para as costas, assim como fizemos com a calça, e usamos o molde na linha mais externa ( no molde temos duas linhas, a externa é para as costas e a interna para a frente). Marcar os moldes para a frente (quem quiser um casaco aberto terá que deixar uma sobra de tecido para virar ) e para as mangas. Para o bolso, dobramos o tecido como mostra a foto.
Cortamos  na manta fininha ou numa entretela com um lado colante, a frente e as costas do casaco. Aqui, eu separei a frente, mas podemos fazê-la (é assim no original) numa peça só. As mangas e o bolso não tem manta. Com o ferro não muito quente "colamos" a manta no casaco.
Costuramos os ombros, viramos e costuramos a fita de veludo ou pode ser de cetim ( 3mm) na parte do fechamento do casaco. Se vocês fixaram com o ferro na manta inteira é só colocar a fita no lugar e ir costurando com a linha de bordar com pequenos pontos do decote até a barra. Prendemos o bolso da mesma maneira.
Fazemos o bolso duplo, costurando em toda a volta, recortamos, damos pequenos piques e abrimos uma fenda em um dos lados para  virarmos. Passamos e colocamos no lugar.
 
 
 
Colocação das mangas: Marcamos o meio da manga e na costura do ombro aberta, colocamos a mesma, do meio para os lados, em cima da linha do molde, podemos alinhavar para facilitar. Feito um lado e outro, costuramos à máquina. Fazemos pequenos piques na parte arredondada. Abrimos as costuras.
 
 
 Costuramos as laterais e as mangas, viramos e marcamos as bainhas mangas e casaco.
Cortamos uma tira de 3 cm de largura por 1,40 cm de comprimento. Passamos uma costura à máquina para franzir bem no centro da mesma (usamos a largura do ponto de 4,5 a 5). Com cuidado, vamos puxando uma das linhas e franzindo a tira. Costuramos o "frufru" na barra do casaco.
 
 Aprontamos o casaco e vamos vestir o nosso Noel!  Abaixo, o detalhe da costura do punho, que é feita da mesma maneira que colocamos a calça.

A colocação das mangas é a parte mais complicada para as "novatas em costuras" por isso paciência e  muita calma, pois o resultado é compensador. Este casaco é lindo!!! Apaixonei!!! Qualquer dúvida, comentem ou enviem e-mail (tildabrasil@gmail.com). 
Aguardando as fotos de vocês,
Dias tildescos,
Helô

28 comentários:

  1. Oi! Com certeza vai ficar lindo!! Mas realmente será preciso muiiita paciência com as manguinhas... Uma pena não ter o slideshow desta vez!! Mas mãos a obra!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra fazer! Só fiquei com uma dúvida, Helô: no frufru vc passou um zigzag ou fez bainha? Bjus

    ResponderExcluir
  4. Helô,querida.
    Recebi o e-mail e acabei de ler a postagem.Vai ficar lindo!Que pena que não vamos ter o slideshow,mas com certeza o desfile vai ser lindo e eu vou participar.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que lindooo!!! Pra mim então q pisa leve na máquina e só usa ponto reto, será um desafio mesmo rsss
    Espero q esse objetivo eu não entregue aos 45 do segundo tempo, eu sofri com medo de não dar tempo... ahahahahaha
    Então vou correndo comprar a entretela rsss

    Bjooos meninas

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Ele vai ficar muito fofo! não vejo a hora,rsrs...
    O casaquinho eu achei um pouco mais complicado,mas como você disse é preciso ter um pouquinho de paciência.
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Helô!! Que super aula!!! Mais um PAP perfeito!!! E vamos em frente, estou louca pra vestir o meu Noel azul!!!!
    Beijos e obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá fãs,
    Tati, eu também já estou adorando este Noel azul, ah! segurar a curiosidade para vê-lo "nascer".
    Ana, eu passei um pontinho da minha máquina, que parece um overlock, para não ficar desfiando, mas no original é desfiando mesmo.
    Ju, nas mangas é pisando bem leve, dá super certo.
    Tatiane Viegas e Janaína, o resultado compensa o trabalho.
    Bjos,
    Helô

    ResponderExcluir
  9. Helô, parabéns!
    Adorei o PAP, você tem muito jeito pra isso!!
    Não vejo a hora de chegar em casa e vestir o meu Noel!

    Beijos
    Babi

    ResponderExcluir
  10. Hola:he recibido el 2º sal vamos a ponernos manos a ello para poder terminar pronto y ver al papa noel vestido.Besos

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    Muito bacana o PAP ... meu Noel ta reclamando de por roupa , disse que vai passar calor, quer ficar peladinho, pode?! kkkkkkkk
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  12. Helô, como sempre, estás batendo um bolão nas "manualidades". Realmente, o PAP está perfeito. Estou adorando tudo isso!! Vou vestir amanhã mesmo o meu Noel, mas acho que ele vai sofrer com o calor, como disse a Lia.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas, boa noite!
    Helô, adorei o pap, está perfeito, ma estou com uma duvida, não tenho essa manta fininha colante, serve entretela?
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Helô gostaria de saber se vc me inscreveu no Sal, pq vi um Ju na lista...rsrs...pq até hoje não recebi nada....bjinhos pra vc e desculpa a insistência!!

    ResponderExcluir
  15. Aqui meu e-mail....jujafagundes@hotmail.com
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fãs,
    Ju, tentei enviar para o julyfv... e sempre voltava. Entrei no teu blog e era o mesmo e-mail, agora vou enviar para este juja. Acuse o recebimento, certo?
    Silvia Touza, sim, não encontrando a "mantinha" use uma entretela, mas fininha.
    Neusa, ele faz parte do mundo dos sonhos, da terra das Tildas, calor ou frio, ele tira de letra, mas por segurança deixe-o num ambiente climatizado. rsrsrsrs
    Lia, mas que Noel mais assanhado!
    Babi, obrigada!
    Pilar, Gracias!
    Bjos,
    Helô

    ResponderExcluir
  17. ontem a noite iniciei a roupinha do meu noel. a calça ficou linda( sou que nem coruja, meus filhos sempre são os mais bonitos) mas na hora da roupinha ummmm. Não encontrei a manta com cola então vou usar uma finhinha que eu tinha em casa(será que dá certo??)amanhã com certeza terei mais tepo para fazer a fatiota dos meus três noeis....kkk. só acertei o gorro no terceiro, fazer o que né´aprender a costurar e a medir certo.

    ResponderExcluir
  18. Terminei a roupinha hoje. Publiquei no blog também. Bjus

    ResponderExcluir
  19. Yo aún acabé,pero tengo la esperanza de tenerlo para Navidad,besiños,Marifé.

    ResponderExcluir
  20. Olá meninas, uma ótima noite a todas!
    Acabei de executar o segundo objetivo, não foi muito fácil, mas também, não foi nada impossível. Nas mangas, foi onde senti a maior dificuldade, mas sobrevivi kkkkk e ficou lindo, aqui em casa todos amaram. Vou enviar as fotos hoje e vou ver se consigo postar no meu blog. Ainda não me entendo muito bem com ele, kkkk.
    bjs.

    ResponderExcluir
  21. PARA UMA INICIANTE NA ARTE DA COSTURA E NO MUNDO DA TILDA, FIQUEI ENCANTADA COM O RESULTADO DO MEU 2º OBJETIVO ...AIII Q1UE LINDINHOS VISITEM PARA COMPROVAR A BELEZINHA

    http://patricia-aria.blogspot.com/2011/11/2-objetivo-noel-tilda-no-tildas-brasil.html

    ResponderExcluir
  22. Helô querida!! Fiquei com uma dúvida!! Hoje, apesar do calor absurdo que fez aqui em Porto Alegre, vesti meu Noel! Mando as fotos para o email do Tilda ou apenas coloco no blog??
    Beijos e um ótimo início de semana para todas!!!

    ResponderExcluir
  23. oi meninas, será que teriam como disponibilizar os moldes da tilda de pijama, ficaria agradecida
    meu email. cappatricia2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Helô!! Já postei no meu blog!
    Está aqui:
    http://www.tatianabarboza.blogspot.com/2011/11/sal-de-natal-segundo-objetivo.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Helô, obrigada por mais esta oportunidade.O PAP é mais do que perfeito. Quando vesti meu Noel parece que ele tomou vida, magico momento. Esta ficando muito lindo, enviei a foto hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oiii,meu noel tá ficando lindo,Helô suas explicações são ótimas,descobrir jeitos diferentes de fazer algo que já fazia ,tbem é aprender,detalhes importantes.Só tenho a agradecer,tudo ficou mais fácil,postei fotos lá no meu bloguinho,orquideadefeltro.blogspot.com ,
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  27. Gurias, cada objetivo que passa fico mais apaixonada pelo mundo Tilda.Obrigada pela oportunidade de aprender com PAP tão bem explicados! Vamos ver se entendi, agora só mandar foto do Noel pronto, é isso? Bjs

    ResponderExcluir
  28. Já fiz o meu e estou encantada, ficou lindooooo!

    ResponderExcluir