terça-feira, 19 de julho de 2011

SAL TILDA DE PIJAMA - 2º OBJETIVO

Olá Fãs Tilda,
 Estou adorando receber o primeiro passo de vocês. É muito capricho e carinho junto,  todas estão de parabéns! Agradeço os comentários e e-mails recebidos, eles são muito importantes e é assim mesmo que funciona um SAL ( abreviatura de  Stitch-A- Along, bordar à distância, um grupo bordando junto, usando o mesmo risco de bordado mas variando fios e cores) que começou com bordadeiras, depois "patchworkeiras" e ficou o conceito de fazer juntas um trabalho dividido em partes (objetivos) e numa sala virtual apresentar os resultados. Para as que ainda não cumpriram o objetivo, tudo bem, tudo certo, muitas coisas nos chamam, pedem o nosso tempo, sei muito bem como é, mas não desistam. A alegria de fazer é compartilhada e os resultados também. Então, mãos à obra!

Nosso segundo objetivo será rechear com plumante e colocar o cabelo. Estão prontas?  A nossa "anja" terá 63 cm e ela é a mesma em todo o Tilda Atelier e conforme mudamos a roupa temos uma nova ( de pijama, em azul, com pássaro, atelier e  de casaco de feltro).
Vincar nas extremidades abertas uma dobra de o,50 cm, onde vamos costurar depois.
Nossa Tilda tem braços muito finos e pernas bem torneadas. Coloquem as peças já costuradas e observem panturrilhas, coxas, antebraços, tudo bem delineado, curvas e mais curvas. O plumante precisa ser colocado nas extremidades finas dos braços e pernas. Faça uma pequena bolinha e vá até a ponta, isto ajuda a não ficar vazia pois a tendência da fibra é subir. O ideal é colocarmos o plumante de tal forma que a pele não fique parecendo " a temida casca de laranja", rsrsrs, até Tilda, então todo o cuidado, vá com calma. 

Outro detalhe importante na colocação do plumante é o pescoço. Aqui, também, temos que ir colocando o plumante e segurando para ele não sair do lugar senão teremos muitas rugas.


O braço enchemos todo até a linha vincada. A perna até a metade, observando pé, canela e panturrilha, um pouco acima marcamos (altura do joelho) e fazemos uma costura. Na parte superior da perna não colocamos o plumante até a dobra vincada, deixamos um espaço para que ela possa sentar.  Colocamos as pernas na posição certa, com a curva da coxa e da panturrilha para fora e encaixamos no corpo e prendemos com alfinetes, conforme a foto abaixo.


Depois costuramos com pequenos pontos bem nos vincos que fizemos anteriormente. O mesmo com os braços.

Cabelo: Com o lápis marque onde será o cabelo, uso a régua para ficar na mesma altura.
Com a linha de bordar mouliné de algodão ( por exemplo: Anchor- Coats, DMC ), usando os seis fios,  fazemos a base do cabelo. 
Depois distribuímos seis alfinetes conforme a foto. Os dois dos lados são bem no fim do nosso bordado anterior.

Com a lã escolhida ( usei a pérola da pinguim), começando na parte de baixo da cabeça, ir passando a lã pelos alfinetes, sempre voltando para os que estão ao lado da cabeça.
 Quando a cabeça estiver toda coberta com a lã, usando a mesma linha de bordar só que agora dois fios, prendemos com pequenos  pontos a lã na cabeça.  Prendemos onde estão os alfinetes, no contorno do bordado, na parte de trás da nuca, etc. 
 Aqui coloquei dois pequenos alfinetes para marcar os olhos. O bom de usar o alfinete é que não gostando da posição podemos mudar e gostando é só fazer o ponto bem onde está o furo do alfinete. Mas vamos terminar esta parte no próximo e último passo, na semana que vem.
Na foto abaixo, o meu segundo objetivo concluído. 

Uma boa semana para todas,  e até 25/07.
 Aguardando mais fotos,
Um grande beijo
Helô

37 comentários:

  1. Helô! tadinha, eu não gostei de tratar minha Tilda como uma boneca de VUDU, toda alfinetada,rsrsrsrs
    Brincadeirinhas a parte, lá vamos nós.
    Uma ótima semana para você, mesmo com chuva e frio
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  2. Helô! Adorei as dicas, principalmente em relação ao cabelo - é onde todas nós sentimos um pouco de receio... Será minha primeira Tilda com franja!!! E lá vamos nós para a próxima etapa, estou adorando ver as Tildas nascerem e a festa que está acontecendo aqui!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parece complicadinho essa parte do cabelo...
    Mas vamos lá!!!
    Estamos adorando tudo bem explicadinho.
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Helô

    Estou adorando, tudo muito bem explicadinho!

    O duro é esperar uma semana para terminar ...rs

    Bj grande pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Também adorei as dicas, muito preciosas!
    E o cabelo, pra mim, é o mais trabalhoso, mas tudo se acerta no final.
    Não vejo a hora de ver a minha pronta!!!!

    beijinhos tildas pra todas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Helô, bom dia!
    Acabei de enviar minhas fotos. Acho complicado a parte do cabelo e tb o cuidado ao preencher o corpo para não deformar. Vamos à próxima etapa. Não vejo a hora da minha ficar pronta. Nossa, agora descobri o que significa SAL (ignorante! rsrsrs), mas não conseguia achar o significado da palavra. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu cheguei tarde e não consegui me inscrever para este sal (uma pena!!!!) Resolvi fazer a boneca mesmo assim. E estava quebrando a caixola pois ainda não tinha me aventurado com uma Tilda por conta dos cabelos mas vc mostrou de uma forma tão simples que estou segura de que conseguirei. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Helô !
    Muito boa a tua explicação, agora e mãos a obra.
    Espero fazer tudo certinho.
    Bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Menina...será que vou conseguir???? :oooo
    Desde a primeira vez que vi uma Tilda, eu me pergunto como conseguem fazer o cabelo. Então você vem e nos explica isso com toda sua simplicidade, fazendo parecer fácil. Será que vou achar fácil??
    Bem... vamos lá.
    Grande beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. Querida Helô,

    Que show, hein???
    Para nós que moramos no interior e temos dificuldade em conseguir Professores que nos orientem na confecção de nossos projetos, contar com uma Professora assim é tudo de bom!!!
    Parabéns pela forma como está conduzindo esse SAL.
    Agradeço mais uma vez pela paciência e disponibilidade em nos orientar.
    Pode ter certeza, você está fazendo muita gente feliz!!!!
    Receba meu carinho cá das terras de Dona Beja,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  11. Oi Helô, bom dia querida :)
    Ebaaa...vamos começar a dar forma a boneca, gostei, mas parece tão difícil esse cabelo, acho que vou me enrolar toda, mas vamos lá :)
    Bjks e uma ótima semana.
    Marília

    ResponderExcluir
  12. Olá Helô!
    já lhe enviei a foto da minha primeira etapa, obrigada pelo toque.
    Estou muito feliz com o resultado, confesso que fiquei muito apreensiva, mas acho que consegui chegar lá. Muito obrigada por compartilhar conosco deste tão lindo projeto e por ser tão generosa com o passo a passo tão bem explicadinho.
    Grande beijo, tenha uma semana abençoada e até a próxima etapa.

    ResponderExcluir
  13. Helô, onde acho essa lã do cabelo, não estou achando em lugar nenhum, posso usar outro tipo de linha ou lá?
    Bjks
    Marília
    mariliagmendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Helô,estou com dúvida em que posição costuramos os braços?
    Bjs,Val.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Helô!
    Finalmente chegou o segundo objetivo. Ôh semaninha que custou a passar!!!!
    Mais uma vez quero agradecer a você por me ajudar a realizar esse grande sonho que é confeccionar uma Tilda. Moro no finalzinho do Brasil, na pontinha do mapa, quase pulando para o Uruguai, e tenho certeza que aqui em Bagé/RS você será reconhecida pelo sucesso desse projeto. Agora, mãos a obra!
    Beijos!
    Sílvia Augé

    ResponderExcluir
  16. Oi,Helô vamos vencer nosso desafio,com suas explicações detalhadas fica mais facil.Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Helô!!!!
    Eu estava tão ansiosa por essa segunda etapa, não via a hora de começar :) mais esse cabelo me deu medoooo será que fica igual? na lateral onde estão os alfinetes fica tipo um coque precisamos dar pontos ai tbm? meu medo é tirar o alfinete e a lã pular toda rsrsrs.... aiaiaiiiiii nos braços também fiquei com dúvida onde exatamente devo prender? vc poderia me enviar ou postar uma foto do bracinho dela? Super bjo querida e mais uma vez obrigada por tudo!!!!
    Está sendo o máximo compartilhar este tempo com vc msm sendo via net rsrsrs....
    Bjos carinhosos.

    Meyre (meyre_meyre@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Oi Helô!

    Nossa estava super ansiosa!
    Explicações melhores impossível, o cabelo pra mim, também acho a parte mais difícil.
    Mas suas orientações estão 10.

    Bjs e obrigada!!!!

    Janaina*-*

    ResponderExcluir
  19. Olá Fãs Tildas,
    O cabelo como sempre passamos nos alfinetes laterais forma um coque e podemos dar uns pontinhos para ele não desmanchar mas de leve para não achatá-los. Importante também é não apertar ou esticar muito a lã neste vai e vem passando pelos alfinetes.

    Os braços prendemos embaixo do ombro, no molde ele tem uma inclinação, a parte mais alta colocar bem na costura do tecido do corpo, embaixo do ombro. Este é o diferencial da nova Tilda.

    A lã para o cabelo vocês devem encontrar em lojas de lãs ou de artesanato. Mas o cabelo também pode ser feito com outras lãs, fica diferente, mas fica legal.

    Muito obrigada a todas pelas doces palavras ditas aí em cima e Regina, fazer feliz é tudo de bom e ainda me faz feliz em dobro!

    Um grande abraço tildesco para todas,
    Helô

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro Tildas e não conhecia o seu blog e AMEI!!!! Vou começar fazer.
    Leila coelho
    leilamarciapc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Helô!
    Também fiquei com dúvidas na parte do cabelinho!Mas Vou conseguir!!!
    Obrigada pela explicação e generosidade em compartilhar.Está sendo muito gostoso fazer esta linda boneca!Estou amando,rsrs.
    Beijão e tudo de maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. Oi!!! Nossa estava super ansiosa pelo segundo passo!!! Mas fiquei com uma dúvida... não entendi muito bem como vc começou o cabelo, a parte com a linha... será que dar para me explicar melhor?? como vc prendeu a linha?? começou pela parte de trás da cabeça?? Desculpe perturbar mas é a primeira vez que faço cabelo em bonecas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Estou amando participar.As bonecas estão muito lindas.Vão ficar mais lindas quando estiverem com seu pijaminha.Obrigada por esta iniciativa,pois assim estou aprendo a fazer uma Tida grande e linda como essa.Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá Helô, amiga e eu esperando chegar um email! É que andei muito ocupada e não tive tempo de visitá-la, segunda feira ainda dei uma espiadinha mas ontem não deu. afff! to atrasada, obrigada, vc é super ditatica nas explicações, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Estou adorando esta função, quanta gente habilidosa. Meu cabinho USB rompeu e não estou conseguindo mandar as fotos das minhas meninas, mas me aguarde já, já estarei enviando. Obrigada por esta oportunidade, espero que venham muitas outras.Bjo Estela

    ResponderExcluir
  26. gente estou adorando..
    acho que vou arriscar..
    ainda dá tempo de entrar para o grupo?
    bjs
    se der me escreva para eu participar ok
    meu e-mail é
    aninhaksd@yahoo.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Conheci o blog hoje e adorei a explicação, faz parecer tudo tão fácil!
    Tem como entrar no grupo ainda?
    Adoraria fazer uma Tilda ganhar vida em minhas mãos.
    Se possível meu e-mail é:
    sib.piazza@hotmail.com

    Obrigada.
    Beijo e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  28. ola!!
    fiz um blog so de passo a passo e postei o seu link lá...
    to te seguindo e ficarei mito feliz se vc me fizer uma visita.
    bjoksssssss
    Ana Raquel
    blogdopassoapasso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Segui o pap e nasceu minha primeira Tilda...
    Coloquei seu link para que sigam, porque seu blog é um encanto...
    O meu é flickr
    http://www.flickr.com/photos/tudocomfuxicos/6735904935/in/photostream
    Beijinho

    ResponderExcluir
  30. Oi meninas acabei de encontrar esse site e amei as dicas agora vai sair minha primeira Tilda, mas e onde encontro a sequência?
    Obrigada
    Eliza

    ResponderExcluir
  31. Obrigada amiga por partilhar tao detalhadamente os passos a passos, que no sentido literal é isto mesmo. Parabens e obrigada pelas dicas. abraço baronesa dolls

    ResponderExcluir
  32. Amei o seu blog, adoro a linha Tilda, vou me aventurar eficar aguardando novas postgens.
    Beijos
    Helena Beatriz

    ResponderExcluir
  33. Vocês nem imaginam como estou feliz em encontrá-las. Sou louca por Tilda, mas, nunca fiz uma. Acho que agora realizarei um sonho antigo.
    Abraço,
    Deuzuite ( ITE )

    ResponderExcluir
  34. hola estoy encantada de ver este tutorial me enana el mundo tilda y estoy haciendo una tilda bailarina que me esta costando mucho trabajo poner el vestido pero lo conseguire , lleva el pelo pintado podriais ayudarmen a hacerlo si alguna lo habeis echo? , tengo un facebok amigas del patchwork cadiz (carmen arenas fernadez) podeis entrar y ver lo que hacemos , un beso y gracias por compartir tantas cosas bonitas

    ResponderExcluir
  35. Porque no tienes la informacion al corriente. Todas las entradas estan ya muy vieja.

    ResponderExcluir
  36. Olá boa noite, meu nome é Rosemeire. Gostaria de saber se eu posso aprender com vc fazer Tildas, eu amo😍

    ResponderExcluir
  37. Vcs vende molde da tilda em tamanho maiores

    ResponderExcluir