Olá Fãs Tildas,
Como estão os preparativos para o Natal? Muito trabalho? Muita correria? Hoje recebi um e-mail e este dizia: faltam 31 dias para o Natal! Uau! E tanto por fazer! Será que vai dar tempo para tudo? Eu sei que não sou a única que gostaria de esticar o tempo um pouquinho, mas nesta época do ano, eu gostaria, sim, de dobrar cada hora, pode? Ah! Neste Sal não teremos "slide show", fiquei triste, mas ele foi descontinuado e não consegui um substituto a altura. A todas que apresentaram o primeiro objetivo, P A R A B É N S!!! As que ainda não o fizeram, corram, "bora fazer", ainda dá tempo (olha ele aí de novo), estou aguardando. Então, vestindo o Noel.
No nosso segundo objetivo o Noel ficará assim:
CALÇA:
Com o tecido dobrado, copiamos o molde para o tecido, duas vezes.
Recortamos deixando uma margem de costura de 1cm. Abrimos, colocamos uma parte sobre a outra e costuramos o gancho da calça.
Depois abrimos bem estas costuras ( passando o ferro ou o vincador) e damos uns pequenos piques com a tesoura na parte da curva do gancho, ajuda a assentar melhor o tecido, não fica repuxando depois no corpo.
Costuramos as pernas. Para a emenda do gancho ficar bem certinha, eu costuro primeiro uma perna, no sentido do gancho para a barra e depois a outra ( normalmente a máquina "puxa" o tecido de cima diferente do tecido de baixo, pouca coisa, mas acontece, e pode fazer desencontrar a costura bem no centro). Depois de costurarmos, abrimos as costuras, viramos para o direito e vincamos a barra e a cintura.
Na marca, fazemos uma costura para franzir e viramos para dentro a bainha, ajustando a calça às pernas, podemos fixar com uns pequenos pontinhos na altura que julgarmos melhor.
Repetimos o mesmo procedimento na cintura e costuramos para a calça não cair.
CASACO:
Dobramos o tecido para as costas, assim como fizemos com a calça, e usamos o molde na linha mais externa ( no molde temos duas linhas, a externa é para as costas e a interna para a frente). Marcar os moldes para a frente (quem quiser um casaco aberto terá que deixar uma sobra de tecido para virar ) e para as mangas. Para o bolso, dobramos o tecido como mostra a foto.
Cortamos na manta fininha ou numa entretela com um lado colante, a frente e as costas do casaco. Aqui, eu separei a frente, mas podemos fazê-la (é assim no original) numa peça só. As mangas e o bolso não tem manta. Com o ferro não muito quente "colamos" a manta no casaco.
Costuramos os ombros, viramos e costuramos a fita de veludo ou pode ser de cetim ( 3mm) na parte do fechamento do casaco. Se vocês fixaram com o ferro na manta inteira é só colocar a fita no lugar e ir costurando com a linha de bordar com pequenos pontos do decote até a barra. Prendemos o bolso da mesma maneira.
Fazemos o bolso duplo, costurando em toda a volta, recortamos, damos pequenos piques e abrimos uma fenda em um dos lados para virarmos. Passamos e colocamos no lugar.
Colocação das mangas: Marcamos o meio da manga e na costura do ombro aberta, colocamos a mesma, do meio para os lados, em cima da linha do molde, podemos alinhavar para facilitar. Feito um lado e outro, costuramos à máquina. Fazemos pequenos piques na parte arredondada. Abrimos as costuras.

Costuramos as laterais e as mangas, viramos e marcamos as bainhas mangas e casaco.
Cortamos uma tira de 3 cm de largura por 1,40 cm de comprimento. Passamos uma costura à máquina para franzir bem no centro da mesma (usamos a largura do ponto de 4,5 a 5). Com cuidado, vamos puxando uma das linhas e franzindo a tira. Costuramos o "frufru" na barra do casaco.
Aprontamos o casaco e vamos vestir o nosso Noel! Abaixo, o detalhe da costura do punho, que é feita da mesma maneira que colocamos a calça.
A colocação das mangas é a parte mais complicada para as "novatas em costuras" por isso paciência e muita calma, pois o resultado é compensador. Este casaco é lindo!!! Apaixonei!!! Qualquer dúvida, comentem ou enviem e-mail (tildabrasil@gmail.com).
Aguardando as fotos de vocês,
Dias tildescos,
Helô